Seja bem-vindo(a)!

Minha foto
Caxias do Sul, Rio Grande Sul, Brazil
Músico profissional - Graduado Técnico em Guitarra pela Escola de Música de Brasília

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Semana Farroupilha

Olá pessoal!
Ano passado transcrevi aqui no blog um texto a respeito da Saga Farroupilha, no qual um resumo da nossa história foi contada e até esclarecida em alguns trechos. No final do post está a letra do hino também.
Como pra esse ano o período anda bastante corrido para novas pesquisas e transcrições, achei que seria mais interessante e mais rápido gravar um video tocando um pouco do Hino do Rio Grande do Sul. 
Essa ideia já me perseguia há algum tempo e acho que apareceu o momento adequado. Com certeza outros virão e outras canções serão interpretadas.
Uma homenagem singela a data cívica mais importante para nós gaúchos.
Viva o Rio Grande do Sul!







terça-feira, 17 de setembro de 2013

Estratégias de estudo e performance - Parte II


Olá pessoal!
Obrigado por visitarem meu blog.
Dando sequência ao assunto, os tópicos a seguir tratam do planejamento e preparação, voltados ao estudo e a performance:

- Estratégias para a seleção e organização das atividades


  • Reduzir o período de não aprendizagem nas sessões de prática aprimorando a concentração e a memorização;
  • Equilibrar a "prática tocada" com "prática não tocada" numa sessão ou ao longo de um período de tempo. A prática não tocada focada permitirá maior tempo para ensaio mental e reflexão e poderá prever o uso exagerado de músculos. Em longo prazo, isso não é perda de tempo, mas, de fato, o oposto;
  • Aqueles que têm uma rotina específica de prática musical devem tentar introduzir novos elementos nas suas sessões de prática. Por exemplo, separar uma sessão por dia para "demandas inesperadas" ou utilizar uma sessão inteira para trabalho técnico;
  • Aqueles que variam o conteúdo da prática e a sequência de atividades de sessão a sessão, devem refletir sobre os benefícios de um regime de prática mais regular, que abranja todos os aspectos relevantes da performance do momento, antes de fazer outra coisa;
  • Perguntar-se: Por que esse específico exercício de aquecimento é necessário para mim nesta sessão? Outros exercícios são mais apropriados para esta situação de prática específica? Para as minhas necessidades de curto prazo? Para as minhas necessidades de longo prazo?
  • Incluir a prática deliberada de música já estudada anteriormente em sua rotina de prática, para manter seu repertório central em dia.
Até a próxima!


Texto extraído do livro "Mentes em Música" de Beatriz Senoi Ilari & Rosane Cardoso de Araújo (Orgs.)



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Sábado tem Banda Coletânea no Portal Bowling

Olá galera!
Amanhã rola mais um show da Coletânea no Portal Bowling, e quem for vai curtir um set list bem diversificado, animado e que tem tudo a ver com a proposta da casa.
No link abaixo uma palhinha do que tá "saindo do forno" pra vocês!
Abraços.

Coletânea





quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Estratégias de estudo e performance - Parte I

No início dessa semana resolvi "passar a mão" num livro que comprei há alguns meses e, pra variar, como em geral ocorre nessas ocasiões, veio a pergunta fatal naquela voz interna: Por que não li isso antes?
Comecei a folhear o livro e me deparei com um assunto muito legal, e resolvi compartilhar aqui no blog, pois percebo que na maioria dos casos, nós músicos tanto no papel de professores como no de estudantes, não nos damos conta da importância de certas ações planejadas para as ocasiões que fazem parte do dia-a-dia da nossa profissão.


Um dos tópicos é o seguinte:

- Estratégias para a prática individual  


"[...] pensamentos e comportamentos nos quais os músicos se engajam durante a prática, que se destinam a influenciar seu estado emocional ou afetivo, ou o modo como eles selecionam, organizam, integram e ensaiam novo conhecimento ou novas habilidades. Quando um músico faz planos para uma sessão de prática, esta é uma estratégia "de pensamento", e quando um músico aumenta gradualmente o andamento de uma execução, esta é uma estratégia "de comportamento". As estratégias são, em geral, utilizadas de forma consciente, mas podem se tornar automatizadas pela repetição. E mais, todo praticante - estudante ou profissional - deve ter um conhecimento perfeito de seu repertório de estratégias e deve ser capaz de controlar, regular e utilizar esse repertório."



Abraços e obrigado por acompanhar meus posts!



Até a próxima. 



Texto extraído do livro "Mentes em Música" de Beatriz Senoi Ilari & Rosane Cardoso de Araújo (Orgs.)